Skip to content
Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.
Pristina.org // Design Gráfico // Os Posters de Cinema de Thomas Schallnau

Os Posters de Cinema de Thomas Schallnau

Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.

Thomas Schallnau nasceu em Berlim em novembro de 1940. Durante o segundo grau, ele aprendeu a fazer retoques em gravuras no melhor estilo silk screen que conhecemos hoje. Durante a faculdade, ele aprendeu sobre design e, com alguns colegas de estudo, acabou fundando o segundo estúdio de design gráfico da Alemanha Oriental.

Esse estúdio recebeu o nome de Flieger-Schallnau-Wongel e, com o passar dos anos, foi responsável por inúmeros projetos para cultura, política e publicidade até meados da década de 1980.

Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.

Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.

Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Thomas Schallnau trabalhou criando capas de livros, cartões postais, calendários e cartazes ilustrados. Entre esses projetos, ele fez o design de 55 posters de cinema diferentes, todos distribuídos pela Progress. E foram esses posters que eu gostei de ver quando me deparei com seu portfólio.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

O projeto de maior sucesso de Thomas Schallnau são livros infantis, onde ele trabalhou como autor e ilustrador. Nesses livros que receberam o nome de Rüssel, um elefante é o personagem principal e já foram vendidas mais de 3 milhões de cópias.

Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.

Para conhecer mais do trabalho de Thomas Schallnau, você só precisa clicar no link abaixo e ir direto para seu portfólio. Além disso, a sua biografia está disponível na Wikipedia.

Os Posters de Cinema de Thomas Schallnau

Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.