Pristina.org // Fotografia // O segredo da fotografia perfeita

O segredo da fotografia perfeita

Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam são dicas de como melhorar as fotos delas, seja na hora de clicar ou por whatsapp e facebook. Todo dia, pelo menos 1 vez, eu estou ajudando algum amigo ou familiar com composição, indicando câmeras, explicando como conseguir tal efeito e até dicas de como editar melhor as fotos eu dou. É o que acontece quando você é fotografa profissional a pelo menos 12 anos, as pessoas te vêem como um guru em fotografia. Chega a ser engraçado até.

Por causa disso eu comecei no meu blog, duas coisas que eu acho que vão ajudar e muito quem está começando a fotografar. Dois mega incentivos para provar que qualquer pessoa, inclusive você que está lendo esse texto aqui, pode tirar fotos incríveis como as fotos que você vê no Fotostrasse.

O segredo da fotografia perfeita com a Marcela Fae do Fotostrasse O segredo da fotografia perfeita com a Marcela Fae do Fotostrasse 02

A primeira são dicas fáceis de serem seguidas, com uma breve explicação de como fazer, os porquês por trás de cada efeito e cada vez mais e mais razões para todo mundo sair do conforto do Automatic das cameras. Eu nunca irei cansar de dizer que uma camera cara não faz de ninguém um fotografo melhor. O segredo da fotografia perfeita está no aprender coisas novas e aperfeiçoar sempre tudo o que você aprendeu.

Você pode ter uma Canon 5D III… Mas se você fotografa no automático, é a mesma coisa de tirar fotos com um Motorola de flip de 7 anos atrás. Concordo que a resolução de uma DSLR é infinitamente maior do que o do celularzinho velho, mas o dinheiro jogado fora também será! A cada click no automático, você jogou um pouco do seu dinheiro no lixo por não estar aproveitando as funções que fazem da sua 5D, uma das melhores câmeras no mercado. Faz sentido?

Tudo que você ouvir de mim sobre fotografia vai sempre apontar para essa mesma questão: Conheça o seu equipamento, aprenda coisas novas sempre, treine bastante tudo o que você aprende.

O segredo da fotografia perfeita com a Marcela Fae do Fotostrasse 03 O segredo da fotografia perfeita com a Marcela Fae do Fotostrasse 04

A segunda, é um incentivo para todos que querem muito aprender mas sempre rola aquela preguiça de começar, sabe? Comecei esse mês de maio umas missões de Instagram com prêmios todos os meses. Se você fala inglês (ou se você usa Google Translator) da uma olhada aqui.

Cada mês eu vou dar um tema para você aperfeiçoar a técnica. Esse mês eu comecei com uma dica básica e simples que nem todos fazem: olhar para cima.
Em cada viagem, em cada rua que você não conhece ou até mesmo na sua própria rua, olhe para cima e procure detalhes, ângulos e maneiras de mostrar o mundo de uma maneira diferente do que as pessoas normalmente veem.

Alias, este é um mega “segredo óbvio” de uma boa fotografia, né? Se você consegue passar para o espectador a cena que ele conhece de cor e salteado, de uma maneira inusitada, você prende a atenção dele por muito mais tempo! É umas das maneiras que farão as suas fotos irem de normais para memoráveis, a habilidade de prender a atenção do espectador.

O segredo da fotografia perfeita com a Marcela Fae do Fotostrasse 05

Ainda sobre os missions que eu estarei fazendo no Fotostrasse, você pode participar quantas vezes você bem entender. Quanto mais você fizer, mais chances você tem de ganhar o prêmio final. E eu escolhi assim para forçar a todos a tirarem cada vez mais e mais fotos! O Instagram existe para provar que todo mundo tem chances de ser um super fotografo, só falta querer, né?

Marcela Faé trabalha com fotografia desde 2004 e suas fotos já apareceram aqui algumas vezes. Você pode ver várias das fotos dela direto no Fotostrasse, onde ela escreve sobre suas viagens.