Skip to content
Pristina.org // Tipografia // Page 4

Tipografia

A mais nova criação do pessoal da NM Type, o estúdio de Noel Pretorius e María Ramos, foi criada para a Jägermeister. O visual dessa fonte tem uma forma geométrica que fala um pouco sobre a cultura, o local e a história dessa empresa. Dessa forma, essa tipografia, que recebeu o nome de Meister, passa uma voz consistente e dão ainda mais valor a essa marca famosa pelo sabor de sua bebida.

Uma Nova Tipografia para Jagermeister por Noel Pretorius e María Ramos

A mais nova criação do pessoal da NM Type, o estúdio de Noel Pretorius e María Ramos, foi criada para a Jagermeister. O visual dessa fonte tem uma forma geométrica que fala um pouco sobre a cultura, o local e a história dessa empresa. Dessa forma, essa tipografia, que recebeu o nome de Meister, passa uma voz consistente e dão ainda mais valor a essa marca famosa pelo sabor de sua bebida.

Read More »Uma Nova Tipografia para Jagermeister por Noel Pretorius e María Ramos

Mira Calligraphiae Monumenta é o resultado de décadas de trabalho de caligrafia entre o mestre escriba chamado Georg Bocksay, nascido no que hoje seria a Croácia, e o artista flamenco Joris Hoefnagel. Tudo começou em cerca de 1560, quando Georg Bocksay era o secretário do Imperador do Sagrado Império Romando, Ferdinando I. O mestre escriba resolvei produzir um catálogo que mostrasse todos os diferentes estilos caligráficos que ele poderia utilizar no seu trabalho. Dessa forma, ele poderia apresentar um portfólio da sua caligrafia que mostrasse seu repertório para quem interessasse no que ele fazia.

Mira Calligraphiae Monumenta: Um Livro de Caligrafia direto do Século XVI

Aqui você vai encontrar algumas páginas que selecionei de um antigo livro chamado Mira Calligraphiae Monumenta, cujo nome pode ser traduzido do latim como Monumento caligráfico Maravilhoso. Me deparei com esse livro no arquivo online do Museu J. Paul Getty e sabia que precisava mostrar esse material para mais pessoas.

Read More »Mira Calligraphiae Monumenta: Um Livro de Caligrafia direto do Século XVI

Braille Neue é uma nova fonte criada pelo japonês Kosuke Takahashi que combina o uso do braille com uma tipografia que utiliza de caracteres orientais e outros em latim. A ideia aqui é combinar o uso do braille no dia a dia da tipografia para mostrar ao mundo que existem pessoas que dependem desse tipo de linguagem cinética para navegar pelo mundo.

Braille Neue por Kosuke Takahashi

Braille Neue é uma nova fonte criada pelo japonês Kosuke Takahashi que combina o uso do braille com uma tipografia que utiliza de caracteres orientais e outros em latim. A ideia aqui é combinar o uso do braille no dia a dia da tipografia para mostrar ao mundo que existem pessoas que dependem desse tipo de linguagem cinética para navegar pelo mundo.

Read More »Braille Neue por Kosuke Takahashi

Enterline é uma colaboração tipográfica entre SAEL e Ale Paul para Sudtipos como parte de um primeiro projeto que mistura ilustração com tipografia com a intenção de criar fontes cheias de cores. Se você gostar do que vai ver logo abaixo, saiba que essa fonte pode ser adquirida no link no final do artigo e ele vem em versões coloridas e uma versão em preto e branco que funcionam muito bem em qualquer aplicação.

Enterline é uma colaboração tipográfica entre SAEL e Ale Paul para Sudtipos

Enterline é uma colaboração tipográfica entre SAEL e Ale Paul para Sudtipos como parte de um primeiro projeto que mistura ilustração com tipografia com a intenção de criar fontes cheias de cores. Se você gostar do que vai ver logo abaixo, saiba que essa fonte pode ser adquirida no link no final do artigo e ele vem em versões coloridas e uma versão em preto e branco que funcionam muito bem em qualquer aplicação.

Read More »Enterline é uma colaboração tipográfica entre SAEL e Ale Paul para Sudtipos

O mestre tipógrafo Ademir Matias de Almeida é o personagem principal de Preto, um documentário tipográfico que foi feito para registrar uma vida vivida em meio a papéis, tintas, tipos e máquinas. Já publiquei um artigo sobre esse filme antes mas, depois de encontrar um e-mail da Raquel Pinheiro sobre o novo estado do projeto, sabia que ia ter que escrever mais alguma coisa sobre isso.

Prelo se tornou mais do que um documentário tipográfico

O mestre tipógrafo Ademir Matias de Almeida é o personagem principal de Prelo, um documentário tipográfico que foi feito para registrar uma vida vivida em meio a papéis, tintas, tipos e máquinas. Já publiquei um artigo sobre esse filme antes mas, depois de encontrar um e-mail da Raquel Pinheiro sobre o novo estado do projeto, sabia que ia ter que escrever mais alguma coisa sobre isso.

Read More »Prelo se tornou mais do que um documentário tipográfico

Wind é o nome dessa família tipográfica que é o primeiro projeto da designer de livros baseada em Amsterdam, Hansje van Halem. Como muito do seu trabalho anterior, Wind é bem experimental e usa de cores fortes e de detalhes intricados para criar padrões visuais inesperados que acabam por causar ilusões de ótica bem únicas. Como você tem a liberdade de combinar camadas e mais camadas de linhas com cores brilhantes, é bem fácil criar padrões quase hipnóticos que me lembram um pouco as criações de Akiyoshi Kitaoka.

Wind de Hansje van Halem: uma fonte cheia de camadas feita para causar Ilusões de Ótica

Wind é o nome dessa família tipográfica que é o primeiro projeto da designer de livros baseada em Amsterdam, Hansje van Halem. Como muito do seu trabalho anterior, Wind é bem experimental e usa de cores fortes e de detalhes intricados para criar padrões visuais inesperados que acabam por causar ilusões de ótica bem únicas. Como você tem a liberdade de combinar camadas e mais camadas de linhas com cores brilhantes, é bem fácil criar padrões quase hipnóticos que me lembram um pouco as criações de Akiyoshi Kitaoka.
Read More »Wind de Hansje van Halem: uma fonte cheia de camadas feita para causar Ilusões de Ótica