Um dos últimos projetos do mais famoso arquiteto brasileiro foi concluído em julho de 2020 em Leipzig, na Alemanha. O projeto recebeu o nome de a esfera de Niemeyer devido a seu formato e pelo seu criador, Oscar Niemeyer, e pode ser encontrado dentro de um complexo de tecnologia e indústria no distrito de Plagwitz. Lá você vai se deparar com uma esfera tomando conta de uma das quinas de uma fábrica do século XIX chamada Kirow.
O projeto da Esfera de Niemeyer começou a ser pensada em 2011, quando o Ludwig Koehne, o proprietário da Kirow, entrou em contato com Oscar Niemeyer sobre uma possível extensão da cantina da fábrica. Com a morte do arquiteto em 2012, os rascunhos do projeto foram desenvolvidos por seu assistente, Jair Valera. Posteriormente, o projeto acabou sendo executado pelo Harald Kern que acabou colocando a esfera onde ela está hoje em dia.
A esfera de Niemeyer é feita de concreto e vidro e tem cerca de 12 metros de diâmetro. Para chegar no formato final que você pode ver nas fotografias aqui, foram produzidos mais de 50 moldes de madeira diferentes para construir as conchas de concreto. Dentro dela existem dois andares, com um restaurante e um bar respectivamente. Além disso, as janelas da esfera são feitas de 144 módulos triangulares de vidro que foram desenvolvidos pelo pessoal da Eyrise especialmente para esse projeto.
O vidro usado aqui é bem especial já que foi feito utilizando uma tecnologia nova, criada pela Eyrise. Esse vidro vem com uma espécie de cristal líquido que tem sua transparência controlada por um aplicativo. Dessa forma, o vidro pode ficar mais escuro ou mais claro dependendo da luz do sol do lado de fora. Algo que eu fiquei bem curioso para ver ao vivo, mas que pode ser observado no video logo abaixo.
Esse último projeto de Oscar Niemeyer é uma fusão de tecnologia, arte e arquitetura de um jeito mais do especial. Acredito que essa estrutura futurística tem seu lugar certo no meio de um espaço industrial como é o distrito de Plagwitz, em Leipzig.
A Esfera de Niemeyer em Leipzig
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.