O Turning Torso foi inaugurado em 2005 como o edifício mais alto dos países nórdicos. Ainda assim, a sua altura não é o que a maioria das pessoas pensa quando pensa nessa enorme estrutura. O seu design sinuoso e cheio de curvas é a principal característica do prédio e inspira bastante os arquitetos de todo o mundo.
Sou fã do Turning Torso em Malmö desde que li pela primeira vez sobre ele. E o prédio está nos meus planos de viagem arquitetônica há anos. Ainda assim, foi só no outono de 2022 que consegui atravessar a ponte Öresund e ir de Copenhagen a Malmö só para ver esse arranha-céu residencial futurista.
Mencionei a ponte Öresund acima não apenas porque é uma conexão fantástica entre a Suécia e a Dinamarca. Eu disse isso porque o Turning Torso só existe devido à ponte.
Uma breve história do Turning Torso
Quando a construção da ponte Öresund terminou em 1999, um diretor-gerente da HSB, uma cooperativa sueca de habitação social, viu algo interessante ao revisar o material relacionado ao concurso de arquitetura para a ponte. O gerente, Johnny Örbäck, ficou intrigado com uma escultura em mármore branco que fazia parte do documento enviado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
A estátua foi chamada Twisting Torso e acabou levando a existência de todo o projeto desse prédio. Johnny Örbäck gostou tanto que pediu a Calatrava que projetasse um edifício baseado no conceito. A visão do Turning Torso estava lá, mas a combinação de escultura e construção ainda precisava se tornar realidade.
A construção do Turning Torso foi marcada por problemas de orçamento, ventos fortes que atrapalhavam os trabalhadores e temperaturas abaixo de zero que tornavam tudo quase impossível. Foi um desafio tão único que até apareceu num episódio de Extreme Engineering no Discovery Channel.
Mesmo depois de todos esses problemas, o Turning Torso foi inaugurado oficialmente em 27 de agosto de 2005. Na época, era o edifício mais alto da Suécia, com 190 metros de altura, 54 andares e quase 150 apartamentos residenciais. Mas, o mais importante, foi o primeiro arranha-céu tortuoso do mundo, influenciando todo um novo estilo de arquitetura.
O Turning Torso em números
À medida que você se aproxima do Turning Torso, é fácil começar a se perguntar sobre como essa enorme torre sinuosa foi construída. Olhando para cima, você pode ver que a torre é feita de nove peças em forma de cubo encaixadas umas nas outras enquanto se torcem.
Cada um desses cubos tem cinco andares de altura e cada andar é girado em 1,6 graus em relação ao andar de baixo. Com essa rotação, indo de baixo para cima, a torção chega a 90º, dando a impressão de que o Turning Torso gira no seu próprio eixo.
O Turning Torso em Malmö é uma peça fantástica da arquitetura moderna e imperdível para todos os interessados no assunto. Posso dizer facilmente que foi o destaque do meu curto tempo em Malmö.
Uma visita ao Turning Torso em Malmö
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.