Faig Ahmed é um artista contemporâneo lá do Azerbaijão cuja abordagem única aos têxteis tem chamado muita a atenção do mundo. E isso acabou levando o seu trabalho para muitos museus pelo mundo, incluindo aí o Museu de Belas Artes de Boston e o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.
As tapeçarias e a arte de Faig Ahmed usam de uma interessante mistura do moderno e do tradicional. O seu processo de trabalho incorpora tradicionais técnicas de tecelagem do seu país natal. Técnicas essas que ele aprendeu com a sua avó, que também era tecelã.
No entanto, Faig Ahmed usa dessas técnicas para criar padrões e designs bem fora do tradicional, manipulando a tecelagem para criar imagens surreais e abstratas que são bem cativantes.
Um dos trabalhos de Faig Ahmed que mais chamou a minha atenção é a série de tapeçarias distorcidas que ele criou. Nessa série, ele pega tapeçarias tradicionais do Azerbaijão e manipula as suas formas, esticando, torcendo e distorcendo tudo. O resultado é surreal e desafia a nossa percepção dos tecidos convencionais e como eles são usados.
Além desse lado tradicional, a arte de Faig Ahmed também incorpora elementos da tecnologia, já que ele usa de softwares para distorces e manipular padrões tradicionais. Essas imagens são as que acabam indo parar na sua tecelagem e esse processo acaba confundindo um pouco a linha entre o moderno e o tradicional. Criando assim uma interessante mistura única entre o novo e o antigo.
O trabalho de tecelagem de Faig Ahmed é uma fascinante mistura de tradição e modernidade. Ultrapassando os limites do que é possível com técnicas tradicionais, Faig Ahmed criou um belíssimo corpo de trabalho. A sua abordagem única em relação aos têxteis tradicionais faz dele um dos artistas contemporâneos mais interessantes dos nossos dias.
Espero que a suas tapeçarias continuarão a cativar, inspirar e fascinar os amantes da arte por muitos anos.
Descobri o trabalho de tecelagem do artista hoje cedo quando me deparei com esse tweet. Sabia que teria que publicar algo sobre ele por aqui quando comecei a explorar o seu portfólio, que pode ser visto com mais detalhes logo no link abaixo.
As Tapeçarias e a Arte de Faig Ahmed
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter.