Fiquei bem surpreso quando descobri que todos os trabalhos no portfólio de Laura Baverstock foram feitos a mão. Isso porque eu não consigo entender e nem imaginar direito como que esse processo de bordados a mão funciona a ponto dela conseguir chegar em resultados como os que você pode ver abaixo.
Laura Baverstock é uma ilustradora e artista têxtil que é especializada em bordados feitos a mão. Ela mistura técnicas tradicionais de costura com pitadas de design contemporâneo para desenvolver objetos que são obras de arte. Assim, ela cria desenhos e peças sob medida que usam de materiais e bordados modernos, cheios de texturas inovadoras e com um visual fora do comum. Para mim, seu trabalho é ainda mais interessante quando você passa a observar como seu uso de formas e silhuetas contrasta com os detalhes refinados e delicados do produto final.
A inspiração de Laura Baverstock vem do mundo natural e de estruturas artificiais que ela observa no seu dia a dia. Ela usa de seu olhar como ilustradora e de muitas fotografias para investigar um tópico e assim passar a desenvolver ideias em peças de bordado.
Um dos primeiros pensamentos que eu tive quando me deparei com os trabalhos de Laura Baverstock foi sobre como que ela consegue ganhar dinheiro com isso. Bobo eu de pensar nisso sem considerar o enorme mercado de moda que existe. E muitos dos grandes nomes desse mercado já trabalharam com ela como Alexander McQueen e Nicholas Oakwell. Além disso, seu trabalho também já apareceu no cinema, em trabalhos para a HBO e a Legendary Entertainment. Aliás, seu trabalho de figurino pode ser visto no filme ‘Assassinato no Oriente Express‘ de Kenneth Branagh.
Descobri o trabalho de Laura Baverstock no Instagram e eu acho que todo mundo deveria dar uma passada lá para ver o que ela anda publicando. Além disso, você ainda pode ver mais imagens dos seus trabalhos direto no link abaixo.
Os Bordados a Mão de Laura Baverstock
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Os Pássaros Bordados de Paulina Bartnik via @pristinaorg