Se você chegasse em Berlim de trem, no início de Agosto, você seria recepcionada por uma alcatéia de lobos. Estátuas de bronze e ferro de autoria de Rainer Opolka, algumas com dois metros de altura, estariam ali na frente da Hauptbahnhof esperando você chegar. Alguns deles estariam armados, outros estariam fazendo a saudação Nazistas. Uma placa estaria dizendo que os Lobos estão de volta a Berlim mas o que que é isso tudo?
Os lobos que você vai ver aqui nesse artigo são de autoria do artista alemão Rainer Opolka e eles estão sendo expostos em Berlim para avisar a todos do crescente problema de racismo na Alemanha.
O que Rainer Opolka quer fazer é começar uma discussão sobre o racismo e é por isso mesmo que esses lobos apareceram na capital alemã logo após o tiroteio que aconteceu em Munique, o atentado de Ansbach, o ataque com machado em um trem em Würzburg e a morte que aconteceu em Reutlingen. Dois desses ataques aconteceram por responsabilidade de refugiados e o medo que foi imposto na população por esses eventos foi desproporcional e acabou fazendo com que a direita alemã ficasse bem interessada no assunto. E, como a direita alemã é conhecido no mundo todo, as atitudes deles em relação a minorias não podem ser ignoradas.
E visitei essa exposição de Rainer Opolka durante um dia quente de verão aqui em Berlim e vi muitas pessoas andando pelos lobos, sem entender muito bem do que se tratava. Mas, no momento que eles começam a enxergam saudações nazistas, o olhar deles parece mudar. Ainda mais pensando que esses lobos estão posicionados a poucos metros do Reichstag, o centro administrativo e político da Alemanha.
Nas fotos que tirei no local, você pode ver que existem oito lobos diferentes. Um deles aparece armado e representa os assassinatos cometidos por grupos neo nazistas. Outro lobo representa a massa cega que não consegue pensar sozinho e segue o que todo mundo parece estar fazendo. E o mais importante de todos os lobos é o dourado que parece liderar um grande grupo, como se ele estivesse discursando.
Realmente gostei de ver essa exposição no centro de Berlim. Mostrando ao povo alemão e a todos visitantes dos problemas que existem em relação ao racismo no país. Rainer Opolka é um dos vários artistas alemães que estão tentando criar discussões públicas sobre temas tão delicados e gosto de ver que isso existe por aqui.
Os Lobos de Rainer Opolka em Berlim foram expostos de 6 a 16 de Agosto de 2016 na Hauptbahnhof. As fotos desse artigo apareceram anteriormente no Fotostrasse, meu blog de viagem.
Os Lobos de Rainer Opolka Contra o Racismo
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.