O AI Designer é o novo projeto experimental dos russos do Art. Lebedev Studio. Nesse estranho projeto, clientes reais passam seus briefings de branding e identidade visual para um designer virtual que, através de uma forma de inteligência artificial, cria o trabalho final.
Essa forma nova de trabalhar com o design acaba levando para alguns caminhos criativos que designers humanos não necessariamente chegariam. Porém, essa nova tecnologia também pode ser vista como uma ameaça a credibilidade e a todo um mercado. Afinal, se afirmamos que uma identidade visual e o sucesso de uma empresa podem ser colocados na responsabilidade de um sistema de inteligência artificial, o questionamento passa a ser no conhecimento de todos nessa profissão.
Para desenvolver esse projeto, o Art. Lebedev Studio isolou uma equipe dentro do estúdio e, a favor de uma conspiração, apresentou o AI Designer como se ele fosse um designer trabalhando remotamente. O nome escolhido para ele foi Nikolay Ironov e ele chegou a empresa até com um portfólio.
O resultado do projeto foi além das expectativas e, durante quase um ano, o AI Designer acabou criando logos para clientes reais que foram de cafés, bars, influencers, apps e outras marcas. Algo que é até meio difícil de acreditar. Os clientes não foram informados de que o material criado para eles foi feito por um programa de computador e, mesmo assim, todo o material foi aprovado por eles. Hoje em dia, o trabalho do AI Designer conhecido como Nikolay Ironov pode ser visto através da Rússia em vídeos de Youtube e algumas marcas.
Pessoalmente, gosto de ver quando novas tecnologias surgem e como que elas podem ser colocadas em prática com o apoio e o suporte daqueles profissionais que podem criar algo juntos. Algo que eu acredito que possa ter um futuro promissor em breve.
Não sei direito como que o briefing foi enviado para esse programa de computador então fica complicado para mim distinguir o trabalho de Nikolay Ironov como arte abstrata ou como design em si. Afinal, os exemplos de trabalho que posso ver no seu portfólio digital são quase questionáveis na sua qualidade. Apesar de terem aplicações visuais interessantes. De qualquer forma, gosto das questões que esse projeto cria e como ele pode servir de molde para um futuro próximo.
Para saber mais sobre esse projeto experimental do Art. Lebedev Studio, você precisa clicar no link abaixo.
Um AI Designer no experimento do Art. Lebedev Studio
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Sagração da Primavera de Berke Yazicioglu via @pristinaorg
Pingback: Paragraphica: redefinindo a fotografia com IA via @pristinaorg