Em 2014, aconteceu uma competição organizada pelo Banco Central da Noruega onde o pessoal da Snohetta foi escolhido para desenvolver novas notas para o país. Agora, cerca de dois anos depois do lançamento das notas de 100 e 200, o novo dinheiro da Noruega chega ao público em notas de 50 e 500.
Esse projeto de renovação do dinheiro da Noruega foi colocado em prática na parceira entre a Snohetta e o estúdio Metric Design. O material criado por eles tem como objetivo refletir a importância do mar na identidade nacional da Noruega. Isso foi feito através de uma exploração das fronteiras entre a terra e o mar, a terra e o ar e o mar e o ar.
Dessa forma, a imagem da água acaba se tornando simbólica, devido a sua inspiração primitiva, ao mesmo tempo que se torna uma referência contemporânea devido a sua forma pixelizada que lembram escamas de peixe e passam uma modernidade que esse tipo de material, normalmente, acaba evitando. A nota de 50 Kroner vem com uma referência visual ao vento, representada por um padrão cubista que lembra ondas.
Pessoalmente, acredito que essas devem ser as notas mais interessantes que já vi. Digo isso porque elas fogem dos padrões tradicionais que existem por ai e criam uma nova estética para o dinheiro da Noruega. Ao mesmo tempo que isso ocorre, essas notas acabam fugindo do tradicional visual que vemos nas nossas carteiras e abraçam uma geometria que parece ser inspirada pela pixel arte e pelo glitch. Algo que eu adoro ver por ai.
Falamos de dinheiro antes quando a Nova Zelândia foi premiada com as notas mais bonitas do mundo e sobre o real valor do dinheiro, a arte de Alejandro Monge e o Amarist Studio. E o trabalho da Snohetta apareceu aqui anteriormente no logo para as Olimpiadas de Inverno de 2022.
O Novo dinheiro da Noruega no design da Snohetta
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.