O logo e o grid das Olimpíadas de Moscou em 1980, no design de Vladimir Arsentyev, consistem de uma seção de uma pista de corrida que levanta para se tornar uma das típicas silhuetas arquitetônicas de Moscou. Além disso, o design é finalizado com o emblema Olímpico e seus cinco anéis em apenas uma cor e uma estrela de cinco pontas acima de tudo.
Um dia desses, me deparei com esse material gráfico no the logo smith e sabia que precisava publicar algo sobre isso por aqui. Afinal, esse projeto de identidade visual é bem interessante pela época que foi criado e pela qualidade do produto final. E os links que encontrei aqui não são apenas do que seria chamado de identidade visual ou algo relacionado apenas ao logo. As imagens aqui são de um livro completo de referências com tudo que você possa precisar em relação as Olimpíadas de Moscou em 1980.
As Olimpiadas de Verão de 1980, conhecidos oficialmente como Jogos da XXII Olimpíada, foram um evento internacional que foi organizado na capital da União Soviética. Essa foi a primeira Olimpiada a ser organizada em um país do Leste Europeu. Além disso, essa foi a primeira Olimpíada a ser realizada em um país comunista. Algo que só mudou vinte e oito anos depois, quando a China organizou os jogos em 2008.
Esse é um dos elementos visuais mais clássicos que eu já vi para as Olímpiadas. Eu cresci nos anos oitenta e lembro de ter esse material gráfico como referência do que é o visual de uma Olimpiada. Tudo mudou com o que aconteceu em Barcelona, em 1992. Mas os anos noventa foram bem diferentes quando se trata de eventos esportivos.
Criando o Logo das Olimpíadas de Moscou em 1980 com Vladimir Arsentyev
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.