Helsinki, a capital da Finlândia, é conhecida por sua alta qualidade de vida, inovação e senso de pertencer. Essa é uma cidade consistentemente classificada entre os países mais felizes do mundo. Mas sua marca global não refletia essa realidade.
Ela precisava se conectar melhor com visitantes internacionais, profissionais talentosos e empresas. Foi aí que a Kallan & Co entrou, em parceria com a Helsinki Partners para criar uma linguagem visual que realmente capturasse o espírito do design de Helsinki.
O desafio era destacar a proposta de valor únici de Helsinki num cenário global. E essa colaboração de dois anos concentrou-se na evolução da marca existente de Helsinki, em vez de reformulá-la completamente. O objetivo foi o de aumentar o seu impacto e relevância para uma nova era. E desenvolver uma estratégia unificada que ressoe com diversos públicos internacionais.
Eu gosto muito da cidade e já visitei Helsinki várias vezes. Quando descobri que precisava criar uma identidade visual para Helsinki, tive que parar tudo o que estava fazendo e buscar tudo o que podia encontrar. Comecei o processo no Behance da Kallan & Co e fui até o site deles aprender mais sobre o projeto no case study que eles publicaram.
O que aprendi sobre o novo design de Helsinki está logo abaixo.
Design de Helsinki: Uma nova linguagem visual para a cidade mais feliz do mundo
A visão central desta transformação é a simples chamada: “Bem-vindo ao seu lugar feliz“. Esta declaração simples, mas poderosa, encapsula a natureza acolhedora de Helsinki e a ideia de que a felicidade é uma experiência pessoal.
Essa perspectiva é sustentada por alguns princípios fundamentais: pertencimento, sustentabilidade, design, meio ambiente, criatividade e bem-estar. Esses são os pilares que representam os pontos fortes de Helsinki e orientam como a cidade comunica as suas ofertas ao mundo. Eles também ajudam todos que trabalham para a cidade a concentrarem-se no que torna Helsinki realmente especial.
A Kallan & Co. desenvolveu uma estratégia global para ajudar a Helsinki Partners a entender por que, o que, como, onde e quando compartilhar conteúdo em várias plataformas digitais. Esta estratégia é essencial para criar conteúdo significativo e relevante, adaptado a cada público específico. E não é sempre que eu vejo algo nesse nível de qualidade sendo usado de forma tão interessante.
A identidade visual de Helsinki que já existia foi refinada para parecer mais calorosa, mais pessoal e mais humana. Uma fonte inspirada na escrita à mão foi introduzida para criar uma sensação de conexão. Uma paleta de cores quentes e convidativas reforça o sentimento de pertencimento. Fotografias autênticas e não editadas se tornaram essenciais para mostrar momentos reais em Helsinki, criando uma identidade distinta e fundamentada.
A expressão geral da marca é ousada, mas simples, equilibrando a vida cotidiana com momentos especiais. A combinação de tipografia manuscrita, fotografia real e cores quentes resulta em um sistema visual que se conecta emocionalmente, com toques gráficos quase lúdicos usados de forma estratégica.
Um elemento importante desse projeto foi diferenciar a identidade visual do público empresarial de Helsinki. Reconhecendo a necessidade de um visual distinto, a Kallan & Co. projetou a estética ousada e minimalista deste segmento. Uma paleta de cores em modo escuro foi escolhida para refletir a eficiência e a precisão do ambiente empresarial de Helsinki. Isso cria uma identidade visual elegante e moderna que exala confiança.
Real, não perfeita: a história do design por trás da reformulação da marca de Helsinki
O tom de voz também passou por uma transformação. Adotando o ethos “Real, Not Perfect“, a comunicação da cidade tornou-se mais acessível, relacionável e autêntica. A identidade verbal se concentra em falar diretamente com o público sem recorrer a clichês ou promessas exageradas.
O tom é confiante, mas caloroso, variando de direto e coloquial a levemente humorístico, envolvendo visitantes, talentos e empresas de maneiras significativas. E eu acredito que esse possa ser o melhor slogan que eu já vi para uma cidade. Afinal, como um imigrante que eu sou, sempre observo outras pessoas na mesma situação que eu, mudando de país e se deparando com situações nada perfeitas e como que isso afeta a visão que eles têm da sua nova realidade. A ideia de chamar uma cidade de real e não perfeita é algo que faz muito sentido para mim.
Para dar vida à nova marca de Helsinki, era essencial criar uma experiência perfeita em formatos da que poderiam ser usados de forma digital e em vídeo. O site My Helsinki foi redesenhado para servir como um hub central para todos os públicos-alvo, incluindo visitantes, talentos e empresas. O site apresenta navegação clara e amigável para todos. Além disso, o ecossistema digital se estende a plataformas de mídia social como Instagram, Facebook, LinkedIn e podcasts.
Uma campanha foi criada em torno de um vídeo para lançar a nova marca. Este filme captura lindamente a mistura única de natureza, inovação e conexão humana de Helsinki. Filmado pela cidade, esse vídeo conta histórias reais e mostra momentos autênticos, reforçando o ethos “real, não perfeito“.
O projeto da Kallan & Co. mostra que o Design de Helsinki é mais do que apenas uma identidade visual; ele reflete a alma da cidade.
Me deparei com esse projeto fenomenal direto no Behance da Kallan & Co e foi lá que aprendi que Daniel Shaskey, Riikka Sutinen e Tuomas Vanamo foram alguns dos designers responsáveis por esse belíssimo trabalho. Saiba mais sobre reformulação da marca de Helsinki direto no link abaixo.