A Coca Cola sempre quer passar essa ideia de que cada momento que você passa bebendo o refrigerante vai ser o melhor momento da sua vida. Esse é, essencialmente, o conceito da marca e foi pensando nisso que me deparei com uma das ideias mais estúpidas que a publicidade mundial já colocou na minha frente: a Selfie Bottle.
É, uma garrafa de Coca Cola que tira uma foto da pessoa bebendo o refrigerante na hora que a garrafa chega a 70º de inclinação. Essa foi a ideia inovadora e fenomenal que a agência Gefen Team, lá de Tel-Aviv, teve para o Coca-Cola Summer Love, esse que é o maior evento outdoor de Israel.
Mas, como que essa selfie bottle funciona? De acordo com o site da Gefen Team, a garrafa de selfie vem com uma tecnologia proprietária deles que foi criada especialmente para o Coca-Cola Summer Love. As fotos que são tiradas por essa garrafa de Coca Cola acabam sendo enviadas para o Snapchat de quem tirou a foto, para a página do facebook da Coca Cola em Israel e para a página da marca no instagram. A ideia é que as pessoas iriam tangera seus amigos ali e essas selfies iriam viralizar online e chegar a muito mais pessoas.
Muita gente deve achar essa ideia da garra de selfie genial mas eu considero uma das piores coisas já produzidas pela publicidade nos dias de hoje. Primeiro porque é uma traquitana de vida reduzida e que só vai aumentar a produção de lixo. Lixo quando se trata de jogar fora essa garrafa de selfie e lixo quando se trata do conteúdo gerado pelas fotografias que essa garrafa tira. Segundo porque eu não gosto de ver uma marca como a Coca Cola usando da publicidade para reduzir a IoT a traquitanas sem sentido como essa.
Gostaria de ver uma marca do patamar da Coca Cola usando seu poder para fazer algo útil para o mundo e não algo ridículo como essa selfie bottle. Sei que isso não vai acontecer mas continuo tendo um pouco de esperança.
A Selfie Bottle da Coca Cola
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.