Não consegui descobrir o nome do responsável pela Averia e pelo site iotic.com mas sei que ele não é tipógrafo já que ele começa a descrição do seu trabalho com essa fonte afirmando que não sabe muita coisa sobre tipografia. Porém, o campo da tipografia é algo fascinante para ele e foi com isso em mente que ele resolveu colocar em prática algumas ideias de programação e criar uma forma particular de tipografia generativa.
O conceito que ele queria colocar em prática acabou gerando a Averia que não é nada mais do que a média de todas as fontes que seu criador tinha no seu computador. Para criar essa fonte média, ele usou de PHP e ImageMagick para imprimir cada letra de cada fonte do mesmo tamanho. Assim, as letras de cada fonte foram se alinhando em um ponto central. O que não ajudou muito e todas as letras acabaram sendo alinhadas a uma linha de base, para simplificar o processo aqui.
Os resultados quase borrados dos primeiros experimentos foram evoluindo junto com as ideias e os objetivos do programador aqui e, depois de um mês trabalhando no processo, ele usou do que aprendeu sobre curvas de Bezier e de métricas tipográficas e chegou em algo que considerou interessante.
Foi assim que surgiu a Averia que é uma palavra em espanhol relacionada a raiz da palavra average no inglês. Mas cuja tradução é mais próxima de dano mecânico do que de média. O que pode até fazer sentido considerando todo o processo de design e de trabalho que você pode ver aqui.
Para saber mais sobre essa fonte, você precisa clicar no link abaixo. Ali você ainda pode fazer o download gratuito da Averia e usá-la para o que quiser e bem entender. E se você anda procurando por mais fontes gratuitas, clique aqui para ver outros posts tipográficos.
Averia é uma fonte feita na média
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.