Skip to content
Pristina.org // Tipografia // Typopassage Vienna

Typopassage Vienna

Visitei o Typopassage Vienna quando estive na cidade com o Frame Travel Roam Capture em agosto de 2014 e posso dizer que é o melhor micro museu que já fui na vida. E, é fácil dizer isso já que nunca visitei outro micro museu. Mas, deixando de brincadeira, o Typopassage Vienna precisa se tornar ponto de encontro dos fãs de tipografia e design que estão viajando pela Europa. O Typopassage Vienna faz parte do Museumsquartier Vienna e é a única parte do grupo de museus voltada para design e as técnicas da escrita.

Visitando o Typopassage Vienna

Typopassage Vienna
Typopassage Vienna
Typopassage Vienna

ATypopassage Vienna, também conhecido como Micro Museu de Design e Tipografia, é o menor de todos os museus que visitei durante minha estadia em Viena. O local é apenas um corredor entre os museus e galerias da área conhecida como Museumsquartier. Pessoalmente, acredito que essa área dedicada a tipografia deveria ser maior mas… não sou eu quem decide essas coisas.

Typopassage Vienna
Typopassage Vienna

Um detalhe que me chamou a atenção no local foi a pintura do teto, criada pelo designer Alex Trochut, lá de Barcelona. Seu trabalho aqui mistura ilustração, lettering e tipografia de um jeito que fica complicado enxergar tudo de perto. Esse trabalho é uma referência ao poema de 1930, Pequeños Vals Vienés de Frederico García Lorca na sua adaptação por Leonard Cohen chama Take This Waltz. Esse poema se transformou em um padrão camuflado que mistura letras com arte.

Quando estive lá, consegui adquirir a sétima e a oitava edições do publicação que o Typopassage Vienna coloca a venda por €2 euros. A sétima edição veio com alguns cartões portais tipográficos de produtos laticínios dos alpes austríacos. A oitava edição chamou mais minha atenção por vir com um forma de acrílico, quase neon, que te ajuda a criar novas letras. Nas paredes do local, você até consegue ver algumas criações feitas com essa forma.

Typopassage Vienna
Typopassage Vienna nº 7
Typopassage Vienna nº 8

Typopassage Vienna fica no meio do Museumsquartier em Viena e suas exposições sempre mudam semestralmente e o local está aberto 24 horas por dia e com entrada gratuita. E dá para ver mais fotos do local no meu flickr.

1 thought on “Typopassage Vienna”

  1. Pingback: Typopassage Vienna, a designer's paradise

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.