Sempre acreditei que todo designer, fotógrafo ou profissional que trabalha com algo criativo, deve manter um portfólio online. E não sei direito como alguém consegue viver sem um. Afinal, um portfólio é mais do que essencial na procura por empregos e na busca por novas oportunidades. Porém um portfólio não pode ter apenas o trabalho final. Queremos ver seu processo. Queremos ver como você chegou naquele conceito visual, como você trabalhou para fazer aquilo. É isso que eu quero ver.
Pristina.org // Editorial // Quero ver seu Processo de Trabalho no seu Portfólio Online

Quero ver seu Processo de Trabalho no seu Portfólio Online

Sempre acreditei que todo designer, fotógrafo ou profissional que trabalha com algo criativo, deve manter um portfólio online. E não sei direito como alguém consegue viver sem um. Afinal, um portfólio é mais do que essencial na procura por empregos e na busca por novas oportunidades.

Porém um portfólio não pode ter apenas o trabalho final. Queremos ver seu processo. Queremos ver como você chegou naquele conceito visual, como você trabalhou para fazer aquilo. É isso que eu quero ver.

No entanto, eu sei que não são todos que pensam da mesma forma que eu. Mas, depois de passar por algumas situações nos últimos meses onde a presença de um portfólio online se mostrou mais do que necessário, resolvi publicar aqui um pouco dos meus motivos e das minhas crenças.

Ou seja, vamos tentar explicar porque todo mundo deveria ter um portfólio online mostrando como que seus projetos foram feitos e seu processo de trabalho.

Documentar seu processo de trabalho ajuda no seu progresso como profissional. Acredito que esse é um dos motivos essenciais pelos quais todo mundo deveria ter um portfólio online. Manter um registro do que você já fez te ajuda a manter uma visão clara do que você já fez e onde você quer chegar. Além disso, mostrar seu processo de trabalho ajuda os outros a entender melhor seu raciocínio e tudo que acontece dentro da sua cabeça. Ou seja, você não tem nada a perder com isso.

Mostrar aquilo que você fez tem todos os benefícios da auto promoção sem aquele lado forçado que vem com isso. Mostrando como você chegou nas conclusões que você chegou, você acaba atraindo uma audiência para seu processo. Dessa forma, você mostra como você pensa, mostra um pouco de você para o mundo. E quando você mostra sua forma de pensar e de produzir, o mundo está lá observando perto. Dessa forma, não é só o seu trabalho que pode levar a novos clientes e novas oportunidades. É você mesmo que vai fazer isso. Acredite, já aconteceu comigo.

Para terminar, um outro motivo pelo qual você deve publicar sua forma de produzir é como uma forma de criar uma audiência e como ela pode servir como um círculo de feedback criativo. Eu digo isso porque, ao publicar seu trabalho online, você vai receber críticas e opiniões. Mesmo se elas não foram exatamente aquilo que você espera, elas vão fazer você pensar um pouco mais naquilo que você fez. Isso pode levar a novos raciocínios e a novas estéticas. O que é sempre válido, pelo menos para mim.

Concluindo, ter um portfólio online é essencial mas mostrar seu processo de trabalho é tão importante quanto. Pense sobre o assunto e arrisque essa estratégia quando for refazer o seu portfólio online.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.