Kazumasa Nagai é um lendário designer gráfico japonês que vem deixando sua marca no cenário local e no mundo desde os anos sessenta. Afinal, seus posters são conhecidos pela sua estética única, sua elegância moderna, simplicidade e belíssimo uso de cores e texturas. E isso você vai ver bem nas imagens que selecionei para esse artigo.
A vida de Kazumasa Nagai começou na região de Osaka, no Japão. Ele estudou escultura na Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio em 1951 e, após seus estudos, ele foi contratado para trabalhar com a publicidade de uma empresa têxtil chamada Daiwabo.
Em 1959, ele se juntou a um grupo de designers pioneiros que se reuniam todo dia 21 de cada mês para discutir temas que envolviam arquitetura, design gráfico, cinema e tipografia. No ano seguinte, ele participou da fundação do Nippon Design Center, uma organização que tinha o objetivo de aprimorar o design gráfico japonês através da colaboração com grandes empresas. O logo dessa fundação foi desenvolvido por Kazumasa Nagai sendo utilizado até hoje.
Na década de 1960, Kazumasa Nagai criou posters para a Nikkor, uma marca de lentes produzidas pela Nikon, e esse material era marcado por uma percepção ótica inovadora e uma geometria bem rigorosa. Em 1965, ele criou o logo da cervejaria Asahi, a maior produtora de cerveja do Japão. Outro trabalho de destaque do designer é o projeto que ele desenvolveu para as Olimpíadas de inverno de 1972 em Sapporo.
Descobri o trabalho de design de posters de Kazumasa Nagai recentemente, enquanto procurava referências visuais não muito modernas para uma série de posters que pensava em fazer para um evento. Quando me deparei com os posters desse designer japonês, sabia que encontrara algo interessante, algo novo, mesmo tendo sido feito há mais de 50 anos.
Para mim, o trabalho de Kazumasa Nagai é absolutamente brilhante. É incrível ver o que ele consegue fazer visualmente falando já que ele usa de técnicas tradicionais para criar um visual que parece quase que digital. Uma estética futurista com a percepção visual de anos que já passaram.
Hoje em dia, seu trabalho de design e alguns de seus posters fazem parte da coleção permanente de alguns dos maiores museus de arte moderna do mundo. Como o MoMA em Nova Iorque, o MOMAT de Tóquio, o Die Neue Sammlung de Munique e muitos outros. Para saber mais sobre o trabalho e a vida de Kazumasa Nagai, você só precisa clicar no link abaixo.
Os Posters do Designer Japonês Kazumasa Nagai
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.
Pingback: Geist é uma fonte da Vercel // Pristina.org