Sydlexia tem a intenção de questionar o conhecimento que as pessoas tem da dislexia como um problema de aprendizado e levar a conversa sobre esse problema como uma diferença de aprendizado. A mudança é sútil mas faz muita diferença quando se trata da forma com a qual tratamos crianças pelo mundo.
Tomando como base a noção universal de dislexia como uma diferença de aprendizado que divide e reorganiza letras e palavras, essa campanha encontrou uma expressão moderna e universal que extrai muita equidade visual e cognitiva do simples jogo tipográfico. Tudo isso através do fraturamento de palavras e o processo de sua reconstrução.
A ideia pode parecer confusa no primeiro contato mas é exatamente isso que a pessoa com dislexia tem que sofrer para conseguir interpretar o mundo de formas e letras ao seu redor. Foi isso que mais chamou minha atenção nesse projeto e por isso mesmo que resolvi publicar todo esse material por aqui.
People with Dyslexia can struggle to read even the simplest of words. Sydlexia wanted to generate awareness about this little-known disorder. Dyslexics think differently – they find it easier to grasp words when taught using methods driven by visual, tactile and spatial stimulation. We created a series of posters that illustrate how difficult it can be to make sense of a word you can’t recognize. The designs double up as interactive learning tools in the form of origami posters. Once folded correctly they help forge the connection of the word to the object it represents in the dyslexic mind.
As imagens que você vai ver aqui foram criadas pela Pixel Production de Mumbai para uma campanha que a BBDO Dubai criou para a Sydlexia. Para saber mais sobre a campanha, clique no link abaixo.
Sydlexia: Tentando fazer sentido com dislexia do Pixel Production
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.