Durante minhas pesquisas sobre a história do design na Alemanha, me deparei com o trabalho de Thomas Schallnau, umas das maiores personalidades desse mundo na Alemanha Oriental. Entre todos seus trabalhos, o que mais me chamou a atenção foram os posters para o cinema que ele produziu até o final dos anos oitenta.
Thomas Schallnau nasceu em Berlim em novembro de 1940. Durante o segundo grau, ele aprendeu a fazer retoques em gravuras no melhor estilo silk screen que conhecemos hoje. Durante a faculdade, ele aprendeu sobre design e, com alguns colegas de estudo, acabou fundando o segundo estúdio de design gráfico da Alemanha Oriental.
Esse estúdio recebeu o nome de Flieger-Schallnau-Wongel e, com o passar dos anos, foi responsável por inúmeros projetos para cultura, política e publicidade até meados da década de 1980.
Thomas Schallnau trabalhou criando capas de livros, cartões postais, calendários e cartazes ilustrados. Entre esses projetos, ele fez o design de 55 posters de cinema diferentes, todos distribuídos pela Progress. E foram esses posters que eu gostei de ver quando me deparei com seu portfólio.
Eles me dão a mesma impressão que tive quando vi os posters de filme feitos na Polônia durante a Guerra Fria. Porém, ele usa de um estilo visual mais colorido, baseado no seu trabalho de ilustração. E esse estilo visual especial cria posters como uma personalidade que não vemos muito hoje em dia nesse segmento. Talvez, por isso mesmo que acabei gostando tanto do que vi.
O projeto de maior sucesso de Thomas Schallnau são livros infantis, onde ele trabalhou como autor e ilustrador. Nesses livros que receberam o nome de Rüssel, um elefante é o personagem principal e já foram vendidas mais de 3 milhões de cópias.
Para conhecer mais do trabalho de Thomas Schallnau, você só precisa clicar no link abaixo e ir direto para seu portfólio. Além disso, a sua biografia está disponível na Wikipedia.
Os Posters de Cinema de Thomas Schallnau
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.