O lendário arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi homenageado pelo grande ilustrador curitibano Butcher Billy como o grande poeta modernista do concreto que ele era. Conhecido por muitos como o rei das curvas arquitetônicas, Oscar Niemeyer é visto por muitos como um dos pais da arquitetura moderna e colocou o trabalho modernista brasileiro no foco do resto do mundo.
Os prédios modernistas que o arquiteto desenvolveu através dos seus mais de cem anos de vida que foram o foco dessa reinvenção visual criada por Butcher Billy. Nas ilustrações do artista, os prédios de Niemeyer recebem corpos humanos, línguas e são comparados com as formas populares em jogos de video game. São ilustrações peculiares que usam das formas dos prédios para criar algo novo, algo que eu duvido que tenha passado pela cabeça do arquiteto mas que todos podem ver logo abaixo.
Legendary Brazilian architect Oscar Niemeyer (1907–2012) was a modernist concrete poet. King of the curve – one of the key figures in the development of contemporary architecture. In this series, his most famous buildings – that can be seen throughout Brazil as well as various cities around the world – get the Butcher Billy treatment in pieces that emphasize the futurism, attitude and his devotion for the female form.
O que eu mais gostei de ver nos trabalhos de reinvenção de Oscar Niemeyer que o Butcher Billy resolveu fazer é como as formas todas se encaixam de forma homogênea, como se tudo tivesse sido pensado para ser dessa forma. Principalmente as ilustrações que mostram o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Auditório do Ibirapuera. Esses foram os destaques do projeto para mim.
Se você gostou desse trabalho do Butcher Billy, aproveite para conhecer mais do seu trabalho que mistura referências a cultura pop, quadrinhos e muita música. Vale muito a pena ver o que ele faz.