Boris Artzybasheff, nascido em Kharkiv, foi um ilustrador russo-americano que se destacou pelas suas ilustrações engenhosas e, às vezes, surrealistas. A sua carreira começou em 1922 com as ilustrações de Verotchka’s Tales e The Undertaker’s Garland.
Ele acabou se tornando um prolífico ilustrador de livros ao longo da década de 1920, emprestando a sua visão única a mais de 50 livros, incluindo o seu trabalho de autoria, As I See.
Conheci o trabalho de ilustração surreal de Boris Artzybasheff enquanto lia os meus feeds pela manhã. Em algum momento, fui ler o que o Vintage Everyday tinha publicado e encontrei algumas imagens mais do que interessantes e sabia que tinha que publicar algo por aqui.
Capas de revistas Art e Time por Boris Artzybasheff
Boris Artzybasheff é mais reconhecido por suas contribuições para importantes revistas americanas como Life, Fortune e Time. Uma figura icônica na arte de revistas, ele criou surpreendentes 219 capas da Time entre 1942 e 1966. Essas capas apresentavam retratos de figuras influentes como Dmitri Shostakovich, Louis Armstrong e Dave Brubeck.
O estilo distinto do artista traduziu-se perfeitamente no mundo da arte comercial. De 1940 em diante, ele produziu ilustrações para anúncios mais do que cativantes para grandes marcas como Xerox, Shell Oil, Pan Am, Alcoa Steamship lines e muitas outras. O seu trabalho demonstrou uma variação de estilos notável que abrange ilustrações de livros extravagantes e designs comerciais sofisticados.
Boris Artzybasheff faleceu em 1965, deixando um impacto duradouro no mundo da ilustração. O seu estilo surreal e meticulosamente detalhado continua a inspirar artistas e designers hoje. E acho que dá para ver isso muito bem nas imagens que selecionei para ilustrar esse artigo.
As imagens que selecionei aqui foram encontradas no Vintage Everyday e no American Art Archives.
Boris Artzybasheff: Mestre em Design e Ilustração Surreal
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no Mastodon. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.