Skip to content
Pristina.org // Editorial // Visitando a Galateia em Helsinki para aprender tudo sobre couro de peixe

Visitando a Galateia em Helsinki para aprender tudo sobre couro de peixe

No início de 2014, estive passeando por Helsinki a convite do NBE Finland e acabei fazendo um tour da cidade focado no lado de design e arte dessa belíssima capital européia. Foi assim que eu descobri a existência do couro de peixe e o que Liisa Saarni consegue fazer com isso na sua loja Galateia.

Para os finlandeses, design é um estilo de vida. Eles são um povo extremamente funcional e que apreciam muito as qualidades visuais dos objetos. Esses foram alguns dos motivos que acabaram transformando Helsinki em uma das World Design Capitals em 2012. E, também, é por essa familiaridade da Finlândia com o design que consegui encontrar um tour de Helsinki totalmente focado em arte e design.

Galateia Couro de Peixe 01 Galateia Couro de Peixe 02 Galateia Couro de Peixe 03

Foi com o Design Tours Helsinki que cheguei até a Galateia para um workshop onde eu iria aprender a trabalhar com esse material inusitado que veio da pele de peixes. Cheguei lá sem saber muito sobre couro de peixe e sai de lá tendo colado, costurado e trabalhado com o couro a ponto de criar uma pulseira para mim. Fiquei até surpreso com o que consegui produzir.

Mas, o que é couro de peixe?

Couro de Peixe é exatamente isso que você está pensando: a pele de peixes curada e tratada para ter mais durabilidade. Um dos pontos mais interessantes do couro de peixe é a variedade de texturas, cores e padronagens que esse material possuí. Afinal, são muitas as espécies de peixes que podem ser usadas e esse é um ponto extremamente positivo desse tipo de couro.

Galateia Couro de Peixe 04 Galateia Couro de Peixe 05 Galateia Couro de Peixe 06

Produzir couro de peixes não é tão simples assim e demora entre 30 e 45 dias para que o couro fique perfeito e passe por todas as etapas necessárias. Mas, depois disso, o couro de peixe é surpreendentemente durável, apesar de sua aparência macia. Dizem que o couro de tubarão pode ser até 5 vezes mais resistente do que o couro de vaca. Mas, o que pode ser feito com esse couro? O couro feito através da pele de peixes pode ser feito para criar uma grande variedade de produtos. De jóias e acessórios a carteiras, cintos e bolsas. Não existem limitações para o couro de peixe e foi isso que eu aprendi com a Liisa Saarni.

Liisa Saarni é a proprietária da Galateia em Helsinki. Seu pai era um pescador na região do arquipélago de Turku e ela cresceu cercada de peixes e do artesanato local. Esse artesanato local usa muito do couro de peixe e foi dai que surgiram as direções do que Liisa Saarni trabalha hoje.

Galateia Couro de Peixe 07 Galateia Couro de Peixe 08 Galateia Couro de Peixe 09

Galateia Couro de Peixe Cover

A importância do couro de peixe é grande nos dias de hoje já que jogamos fora muito do que poderia ser utilizado. Se aproveitássemos esse material, minimizaríamos o impacto ambiental causado por esse desperdício e é por isso que o trabalho de Liisa Saarni é importante. Precisamos de artesãos como ela para mostrar o que pode ser feito com esse material tão menosprezado.

E não foi só isso que eu aprendi durante naquela manhã em Helsinki. Lá, aprendi também sobre todas as texturas do couro de peixe, como que ele pode ser usado para criar belíssimas peças e como que deveríamos usar mais desse material. Abaixo dá para ver o que eu acabei criando.

Se você quiser conhecer a Galateia, é só dar uma passada pela Iso Roobertinkatu 35 em Helsinki. Se quiser saber mais sobre os tours de Design por Helsinki, entre em contato com Happy Guide Helsinki que eu sei que vocês vão amar ver essa cidade sob o ponto de vista de arte e do design.

Couro de Peixe: Visitando a Galateia em Helsinki

O Pristina.org foi esteve em Helsinki a convite do NBE Finland junto com o Fotostrasse em janeiro de 2015.


Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.

1 thought on “Visitando a Galateia em Helsinki para aprender tudo sobre couro de peixe”

  1. Pingback: Samuli Saarinen e seu Design Gráfico Atemporal via @pristinaorg

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.