Em Madrid, nos últimos 30 anos, mais da metade das fontes públicas da cidade se perderam e se tornaram sucatas sem a capacidade de dar a água que elas davam antes. Para criticar essa indiferença da administração da cidade, foi criada a ação Luzinterruptus utilizando mais de 200 containers de vidro.
Luzinterruptus foi feito para criticar a indiferença da administração local em relação as necessidades públicas. Por isso que essa ação foi necessária. Para isso ser colocado em prática, foram necessários mais de 4 meses para coleta dos containers de vidro que foram usados nas esculturas. Tudo isso foi doado por Fernando, cuja filha de um ano precisa tomar uma vitamina que vem nessa embalagem. No final das contas, mais de 200 embalagens foram doadas e, depois de limpas, acabaram indo para as ruas de Madri.
Luzinterruptus começou a existir m uma noite fria de janeiro quando um grupo de pessoas foi para as ruas da capital espanhola e transformaram 4 fontes de água desativadas em obras de arte feitas de luz e vidro. Isso tudo foi feito para relembrar o governo de que a água é necessária para o bem estar da população e que as fontes de Madri são usadas por todos, seja para beber ou se refrescar, e que elas são mais do que apenas ornamentos.
Essa me soa como uma forma interessante de protestar contra algo que acaba fazendo falta para a população local. Além de funcionar bem como protesto, ainda serve como uma forma de chamar a atenção para um problema através da estética. Digo isso porque essas esculturas de garrafas plásticas tem um visual bem bonito, quase escultural.
Luzinterruptus – Uma crítica a falta de fontes de água em Madrid
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter, acompanhar nosso tumblr ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.