Dietmar Winkler é parte da história do design gráfico, mas muitos não reconhecem seu nome e nem conseguem conectar seu trabalho a seu nome. Até alguns dias atrás, eu era assim também, mas acabei apreciando tanto o trabalho desse designer que tive que pesquisar mais sobre sua vida e publicar um pouco dos seus posters por aqui, para que mais pessoas possam conhecê-lo.
Primeiro, Dietmar Winkler aprendeu sobre design em Hamburgo, aqui na Alemanha. Hoje em dia, ele é professor emérito da Universidade de Massachusetts em Dartmouth. Além disso, ele faz parte do conselho editorial da revista Visible Language, onde ele já escreveu sobre questões educacionais no design.
O designer também já trabalhou como Diretor de Design e Tipografia na Universidade Brandeis, Harvard Business School, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Fundação Educacional WGBH.
O foco do meu interesse no trabalho de posters de Dietmar Winkler vem de um instante histórico onde ele trabalhou no Escritório de Serviços de Design do MIT. Entre 1968 e 1970, ele ajudou a desenvolver uma linguagem visual diferenciada para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e essa estética se tornou tão reconhecida que redefiniu a recepção do mesmo como instituição educacional.
Entre os posters que ele criou durante seus anos no MIT, meu favorito é o que ele fez para os graduados no estudo de energia, ou algo assim. Ali você pode ver um sol geométrico que parece mudar de forma com linhas verticais. Isso tudo ainda com o suporte de colunas de texto que parecem ser um dos elementos visuais que aparecem constantemente em seu trabalho de design.
Até alguns dias atrás, eu não sabia nada sobre Dietmar Winkler e, agora, sou fã do seu trabalho e de seus posters. Se você clicar no link abaixo, você pode ver ainda mais desses posters.
Os Belíssimos Posters Geométricos de Dietmar Winkler
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.