Blank Poster é uma plataforma experimental onde designers e outros artistas visuais podem criar posters baseados em uma palavra escolhida de forma aleatória. Qualquer pessoa pode participar desse exercício criativo e eu acredito que mais pessoas deveriam participar desse processo criativo. A cada semana, uma palavra nova. E todos os posters que foram enviados para o Blank Poster são publicados online e uma outra palavra aleatória surge como parte do desafio semanal.
Os participantes tem a liberdade de explorar e interpretar essa palavra escolhida da forma com a qual eles quiserem. A ideia é visualizar essa palavra de um jeito que faça sentido para você, o que acaba transformando o Blank Poster em um exercício criativo mais artístico do que eu esperava que ele fosse. Porém, continuo acreditando que essa plataforma é bem interessante.
O objetivo dessa plataforma criativa é a de criar um playground visual informal onde a criatividade e o design experimental possam ser o foco. Dessa forma, os participantes podem arriscar técnicas diferentes e visualizar soluções criativas sem pensar nas restrições técnicas de um briefing.
Essa plataforma criativa começou em 2014 e, até hoje, já resultou em quase 13.000 posters que foram enviados por todo o mundo. Com todo o sucesso desse projeto, algumas ideias surgiram para documentar esse material e foi assim que o Blank Poster Volume 1 foi feito. São mais de 700 posters feitos por 393 designers de 53 países diferentes, além de cinco entrevistas com participantes.
O primeiro livro dessa plataforma criativa documenta e apresenta a grande variedade de designs e estilos visuais que existem nesse arquivo online de posters experimentais. Além disso, o livro confirma o potencial criativo desse exercício experimental que existe com um prazo curto e com regras mínimas.
Para saber mais sobre o Blank Poster, você precisa clicar aqui. Para comprar o Blank Poster Volume 1 para prateleira, você só precisa clicar no link abaixo.
Blank Poster: Um Livro de Poster Experimentais
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.