Preciso dizer que essa é a primeira vez que eu vejo um projeto como esse que a SomeOne fez para a Câmara dos Comuns do Reino Unido. Digo isso porque eu nunca vi algo similar no Brasil ou mesmo aqui na Alemanha. E é cada vez mais necessário e importante informar o público do trabalho que é feito nesses âmbitos políticos e é interessante ver como que esse projeto foi colocado em prática.
A SomeOne foi a responsável por esse belíssimo projeto de design que você pode ver em mais detalhes nas imagens abaixo e no link no final do artigo. E o problema que eles estavam resolvendo aqui é simples de pensar mas complexo de resolver. Eles precisavam substituir um sistema visual que foi desenvolvido em 2009 e que estava focado em publicações impressas e conteúdo editorial e deixava de lado todo o mundo digital. Dessa forma, a antiga identidade visual da Câmara dos Comuns do Reino Unido deixava de lado toda sua presença em mídia social, seu conteúdo online e isso é ineficiente quando se considera a realidade do mundo de hoje.
Para começar a resolver esse problema, o pessoal da SomeOne começou a pesquisar como que a atual identidade visual da Câmara dos Comuns do Reino Unido era usada e quais seriam algumas oportunidades e desafios para esse projeto. Tudo isso com o claro objetivo de criar uma forma mais eficaz de comunicar em plataformas digitais.
Para deixar tudo ainda mais interessante, uma fonte chamada National foi utilizada já que ela é muito bem utilizada em telas de computador e celulares, além de outras superfícies e materiais impressos. Com isso, a identidade visual da Câmara dos Comuns do Reino Unido passa a existir de uma forma nova mas respeitando o passado da instituição e respondendo bem a demandas de um futuro próximo.
Para saber mais sobre o projeto, você pode dar uma olhada no que a SomeOne escreveu sobre todo o processo e algumas das imagens que foram selecionadas pelos designers do projeto.
O Redesign da Câmara dos Comuns do Reino Unido com a SomeOne
Se você gostou do que viu aqui, você deveria seguir o blog no twitter ou seguir a revista digital do Pristina.org no Flipboard. Além disso, ainda temos nossa newsletter quase semanal.